Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Pró-reitora de Extensão e Cultura encontra-se com a Ministra Marina Silva em Brasília
Na ocasião foi discutida a articulação entre os ministérios na execução do projeto Gestar
Pró-reitora de Extensão e Cultura encontra-se com a Ministra Marina Silva em Brasília
18/03/2004 17:07:52
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso, Solange Ikeda, e o Assessor de Cultura da Instituição, Fausto Azambuja, estiveram reunidos hoje (18-03), em Brasília, com a ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gilney Viana, e prefeitos da Região do Araguaia para discutirem a articulação entre os ministérios na execução do projeto Gestar, que visa desenvolver ações integradas entre os governos federal, estadual e municipais, para o desenvolvimento da região do Araguaia, onde a Unemat possui um campus.

Na ocasião os prefeitos fizeram um traçado histórico da atuação dos alunos e egressos da Universidade naquela região, o que comoveu a ministra, já que desta vez ela não ouviu a própria Instituição falar de si, e sim autoridades municipais da região atendida pela Unemat.

As dificuldades enfrentadas pela população e pelos acadêmicos da região neste período do ano, de cheia, foi o que mais sensibilizou Marina, que declarou total apoio à realização da segunda edição do Festivel Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso-Águas do Araguaia, que este ano acontece em Luciara (1240 km de Cuiabá), no mês de agosto. Ela informou ainda que provavelmente estará presente, atendendo o pedido da Universidade, do bispo Dom Pedro Casaldáliga e da comunidade local.

CULTURA- Ikeda e Fausto reuniram-se também com o Secretário Executivo do Ministério da Cultura Juca Ferreira, para apresentar os projetos culturais da Unemat. Os projetos História e Memória; Comunidades Negras Rurais no Município de Poconé-MT; Caminhão Cultural; o do Festival das Águas e do I Fórum Cultural da Unemat, que está previsto para acontecer em setembro deste ano foram entregues ao secretário.

Juca disse que irá fazer uma avaliação do material e verificar o que a Universidade precisa para a execução desses projetos, mas já garantiu financiamento integral para o de História e Memória. Já para de Comunidades Negra e Rurais de Poconé ele garantiu metade dos recursos e se propôs a articular para que a Instituição consiga o financiamento da outra parte.

Além disso os representantes da Universidade mencionaram todos os outros projetos culturais da Unemat e agendaram com o presidente da Fundação Palmares uma visita à Cáceres para que ele possa conhecer as políticas afirmativas da Instituição e a proposta do projeto Cores e Saberes.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24725 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada